sexta-feira, 16 de março de 2012

Entre doer e esquecer...

"A dor é algo inevitavel, mas o sofrimento é opicional"

As veses as frases muitas veses de almanaque de auto ajuda, que geralmente Não Ajuda  em muita coisa pra mentes fechadas, pois quando usa a cabeça só para por boné e presilha, fica dificil  divagar  mesmo que seja no seu proprio modo  uma frase tão pequena que possa ter  muitos signifiados diferentes.

Mas voltando ao  assunto... a frase veio a calhar no momento ao meu redor, deve ser por isso que isso me saltou da memoria.

Muitas pessoas associam  a dor de uma perda, ou  qualquer tipo de dor, o mesmo que sofrimento... bom  são coisas diferentes se você pensar bem, se voce olhar em  um dicionario ..

Dor,=1 Med Sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele; sofrimento físico.
Sofrimento= 1 Ação ou efeito de sofrer; . 2 Amargura. 3 Paciência, tolerância. 4 Desastre.

Parte Datica da frase ta ai... resumindo pra quem provavelmente não entendeu.. Dor é algo fisico, sofrimento algo sentimental,
Agora tirando  toda essa fase  Dr. pasquale vamos ao momento que  todo mundo adora !(como eu sei?? estatiscas horas)... a  senhrora "patada".

Até poderia  só ficar  nas frases de auto ajuda, mas é  pra isso que o facebook esta la, pra te dar tudo mastigado em uma so imagem pra você fazer dela oque quizer  ate provavelmente dizer,  "eu entendo perfeitamente oque quer dizer!"  Entende uma pinoia que entende! mas essa eu  deixo pra outra vez se nao o postagem vai ficar gigante e ai que vocês não leriam mesmo.

Admito  e tambem não sou tão insensivel , muitas veses quando algo nos incomoda sentimentalmente,  um chute na bunda em um relacionamento, ou um vaso quebrado que era da dinastia chingui-ling-ming ,aquela sensação incomoda de uma perda em si, nos parece uma dor fisica, dor no peito, falta de ar, soluços e lagrimas. etc. Aquela coisa toda que da ibope nas novelas da globo. Aquele momento é  uma dor fisica, mas provocada por algo sentimental, sua pressão sobe  ,sua pulsação dispara, mas viu... Isso Passa!!!! pode durar um ou dois dias, ate mais dependendo da cabeça dura da pessoa.  mas que passa..ah isso passa.
Logico toda vez que você acessar no seu banco de memorias o ocorrido você tem acesso tambem o quanto doeu no momento..cada um lida com isso  de uma forma, alguns fingem que nada ocorreu e  substituem amargamente as memorias por outras ruins assim substitue a tristeza por odio.( isso em  fim de relacionamentos, e roubos de conta em ragnarok em mais de 100% dos casos)
Outros  por contrapartida, persiste em se lembrar e se martirizar, onde  aquilo de substituir memorias vai pra lama, o ser so acrescenta memorias, algumas nem são memorias, são fragmentos de "achismo"  onde a pessoa fica procurando verdadeiros culpados ou motivos pra que seja ela propria.(acontece muito com o pessoal pseudo-depressivo que assiste muita televisao, leve-o para passear  e fazer novas amizades pode dar uma amenizada)
Ai existe aquela minoria tambem  que vai sempre se lembrar das ocorrencias , mas vai esquecer qualquer sentimento relativo aquilo, não digo esquecer por completo, mas conforme  o tempo passa, aquilo,de soluços lagrimas e falta de ar e o caramba que você passou, perde o sentido, pois e sinal que você arrumou algo melhor pra ocupar a cabeça e quem sabe até o coração.

 Oque eu quero dizer players dessa vida...independente da forma que voce lida com seus problemas, a dor é impossivel de ser  evitada, é algo corporal, até que você seja  um natureba 100% você esta sujeito a dor de perda, mas ao sofrimento, você pode escolher por quanto tempo  ter, ou substitui-lo por algo, que não sendo por drogas  licitas, ou ilicitas, ja ta de bom tamanho pra não entrar em  outro problemas piores.

So finalizando o pensamento.. pensar no passado é bom  sim, mas enquanto você sofre por algo que não ira voltar atraz, estára perdendo uma chance de viver o hoje e por conseguencia seu futuro será cuspido, e não tecido a sua maneira...se você pensar com um pensamento simples pode mudar muita coisa a longo prazo.

Bom... no jogo da vida é dificil dar reset, mas nada impede que se façam tutoriais.
Que um sumo te abençoe!
 Ate a proxima
 By Carmelita
psicologa e suporte da Ita corp

Nenhum comentário:

Postar um comentário