sábado, 3 de março de 2012

Fluxo de informação excessiva...


Pessoas que não sabem usar o fluxo de informação merecem ter internet discada de 10 kbs.

Nem é preciso refletir muito pra falar sobre esse contexto, só preciso de uma xícara grande de café e 5 minutinhos, afinal é algo que acontece sempre e dá revolta em ver...

Vivemos em um mundo atualmente, onde praticamente todos têm uma câmera, acesso à internet e, principalmente, falta de "simancol". Tudo entra na rede mundial e computadores quase com a velocidade do pensamento (um pouco de exagero, mas é quase por aí). Então nao é dificil ver que as redes sociais estão abarrotadas de compartilhamentos e aplicativos, vamos dizer, fúteis e desnecessários, mas essa é a função das redes (que fazem o mesmo papel das fofoqueiras, aquelas que vivem se metendo na vida de todo mundo e querem que todo mundo faça o mesmo).

Mas é a forma e por quem o conteúdo é compartilhado que esta me dando uma vontade de virar revolucionária de boteco.

Existem casos sim de postagens e compartilhamentos "fortes" rodando, sim, fortes entre aspas porque isso também é uma questão de opinião. Até onde se sabe, as pessoas têm gostos diferentes, uns podem ser, no direito deles, bizarros ou eros (porns e afins). É o direito de todo mundo postar o que quizer, o que "der na telha", etc, isso é o que chamamos de liberdade de expressão. E aí chegamos em um ponto chave da pauta: pessoas que não se conformam ou se incomodam com o fluxo de informação.

Sempre se ouve um ou outro ameaçar excluir "miguxos", que aliás nem sabe qual é a cara direito ou que existia se não fosse pelas redes sociais, ou então que diz aos quatro ventos que não suporta mais "X" coisas  de certo assunto, mas está sempre por dentro do mesmo, e etc.

Bom, isso é uma tentativa de censura. Se você se indignou com episódio SOPA e PIPA (se não sabe o que é, procure no Google, pois não estamos falando de comida ou brincadeiras) só pelo fato de não poder baixar mais algumas coisas, como suas séries favoritas, filmes e musicas, e faz todo um estardalhaço por causa de algumas postagens que compartilharam, saiba que você está quase que fazendo o mesmo de uma censura, de uma maneira bem torta, mas nesse caso é a intenção que conta. E sabe por quê ?

1: Não funciona. Se você reclama e bate o pé, você dá margem a comentários e assim dá o "Ibope" desejado, pois sempre vai ter um que quer isso. Atualmente quase todos têm Facebook, Twitter, Tumblr, Orkut e "o diabo a 4" (me veio a imagem de um diabinho numa folha de papel sulfite) e querem ser uma " subcelebridade" ou o máximo popular possível, o que é bem diferente daqueles que acabam populares sem desejar isso. Mas isso já é assunto para outra pauta.

2: Como disse no inicio, vivemos num mundo em que o fluxo de informações é muito rápido e muito vasto, de todos os assuntos. Não espere encontrar apenas o que você gosta, infelizmente, ou melhor, felizmente, ainda somos um pouco diferentes um dos outros.

3: O que seria mais sensato é você ver, selecionar o que gosta e ignorar o resto. Não é como na escola que você tem que assimilar tudo o que é passado, na internet podemos  correr atrás só do que gostamos, mas não espere sempre achar apenas isso. Sabe, quando você abre a geladeira da sua casa e encontra apenas jiló ou quiabo (exemplo básico de algo que 70% ou mais não gosta), nao quer dizer que  voce tem que comê-los, deixe-os ali, vá às compras e compre o que gostar.

Diante do fluxo de informação, e não é só via internet, o nosso cérebro só vai "apitar" se você se importa realmente, se não gosta ou importa é facil logo adaptar o "ignore mode", que muitos só lembram de usar hoje em dia apenas quando é conveniente. Quantas vezes sua mãe ou pai ou a Kafra falou com você e foi solenemente ignorado ou já achava que sabia o que estavam dizendo e no fim se ferrou porque era realmente algo que valia a pena ouvir. Sim seu cerebro entrou em "ignore mode" nessas horas.

Com o tempo, se você ignorar e não der "Ibope" as coisas mudam sozinhas, afinal algo só existe se tem público ou procura, e as pessoas voltarão ao estágio em que não compensa mostrar o que gosta pra todo mundo de maneira escandalosa, e o excesso de bizarrices tende a diminuir e se localizar apenas nos próprios quartos novamente.

É fácil se viciar com a quantidade de informação disponível, mas a quantidade é tanta que hoje se você parar mais que 5 minutos numa mesma página, você já está desatualizado. Obviamente não dá para você ver tudo, então para que perder tempo com o que você não gosta? Como diria o gerente da Ita Corp "ignora que some".

Bom, não me prolongarei mais falando de seres humanos, um assunto puxa o outro, está tudo errado mesmo: é cachorro com gosto de frango, menina de 10 anos brincando de casinha no modo "hard", garotos de 13 anos que não sabem jogar bolinha de gude. É tarde para dar "reset" no jogo do mundo, então o melhor é fazer alguns tutoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário